Princípios de Funcionamento

Os materiais particulados em suspensão nos gases de exaustão, são separados do fluxo gasoso através da ionização induzida por um forte campo elétrico formado com a aplicação de alta voltagem negativa no eletrodo de emissão. As cargas de íons entre os eletrodos de emissão e de captação, carregam negativamente os materiais particulados que se movem em direção aos eletrodos de coleta (carga positiva), pelos efeitos da geração do campo elétrico pela Força de Coulumb. Dessa forma, os materiais particulados agregam-se sobre os eletrodos de captação, liberando a emissão do fluxo gasoso limpo para a atmosfera.

O Precipitador Eletrostático é definido pelo número de passagens, o comprimento total e altura do(s) campo(s), que são basicamente definidos de acordo com as condições operacionais do sistema. O pó agregado nos eletrodos de emissão e captação é removido por um sistema de batimento, caindo para as tremonhas do precipitador Eletrostático, de onde é descartado através de um sistema de descarga e transporte do pó coletado

Na entrada do Precipitador Eletrostático são instaladas placas perfuradas para assegurar a perfeita distribuição do fluxo gasoso pela seção de entrada e a obtenção de um fluxo laminar no sistema. O controle e o monitoramento do Transmissor Retificador de alta tensão é realizado através de controladores micro-processados atuando nos parâmetros operacionais: tensão, corrente, nível de centelhamento etc.

A Tecsame dispõe de controladores desenvolvidos utilizando tecnologia de ponta, com interface de operação local e/ou comunicação com estação remota (DCS).